guiadepescaiturama.pescaeprosperidade.com

Guia De Pesca

nosso blog

Dourado

Natural da América do Sul, o peixe Dourado tem esse nome vulgar graças a sua cor que apresenta alguns reflexos dourados. À vista disso, cabe citar que o peixe não é dourado quando jovem, pois ele tem inicialmente uma cor prateada.

Portanto, à medida que cresce o peixe ganha uma coloração dourada, reflexos avermelhados, com uma mancha na cauda e estrias escuras nas escamas. Já em sua parte inferior, a cor do peixe Dourado clareia gradativamente. Assim, o animal é considerado o “rei dos rios”, tem o corpo lateralmente deprimido e seu maxilar inferior é saltado. Também tem uma cabeça grande e mandíbulas com dentes afiados. Dessa forma, o peixe vive em torno 15 anos e seu porte varia de acordo com a região em que vive. Por exemplo, os exemplares mais comuns possuem 70 a 75 cm de comprimento e pesam de 6 a 7 kg. Entretanto, os indivíduos mais raros da espécie podem atingir cerca de 20 kg. Outra característica relevante é que o peixe Dourado tem a nadadeira anal longa e um grande número de escamas na linha lateral. Inclusive, o macho se diferencia da fêmea, pois ele possui espinhos na nadadeira anal.

Reprodução do peixe Dourado Ovíparo. Nadam em cardumes nas correntes de rios e afluentes e realizam longas migrações reprodutivas. Atingem a maturidade em torno de 37 centímetros de comprimento. Necessita da correnteza dos rios para completar o seu ciclo reprodutivo durante a Piracema.

O Dourado costuma fazer a famosa migração reprodutiva no período da piracema. Por isso, o peixe desloca-se até 400 km rio acima e nada uma média de 15 km por dia. Dimorfismo Sexual O dimorfismo sexual não é muito evidente, as fêmeas maduras são maiores e possuem o corpo arredondado enquanto os machos possuem o corpo reto. Alimentação Piscívoro. Alimentam-se de pequenos peixes nas corredeiras e na boca das lagoas, principalmente na maré baixa, quando outros peixes migram para o canal principal, além de insetos, crustáceos bentônicos e aves. Em cativeiro, dificilmente aceita alimentos secos, devendo-se oferecer camarão, alimentos vivos e filé de peixes. Possuindo um hábito carnívoro e agressivo, o peixe Dourado se alimenta principalmente de pequenos peixes como tuviras, lambaris e piaus. Além disso, o peixe se alimenta de grandes insetos, crustáceos e pequenos vertebrados como, por exemplo, os roedores, lagartos e pássaros. É importante ressaltar que o peixe tem hábitos canibais, por isso, pode se alimentar de animais da mesma espécie.

Curiosidades O peixe dourado é a maior espécie de escamas da Bacia do Prata. Aliás, o peixe tem uma enorme capacidade de salto, pois ele consegue alcançar mais de um metro para fora da água quando está subindo o rio para desovar.Este é um ponto importante porque por meio dos saltos o Dourado vence com facilidade as grandes quedas d’água. Outro ponto interessante é que esta espécie apresenta o chamado dimorfismo sexual, com isso, os maiores exemplares de um metro de comprimento, geralmente são fêmeas. Ou seja, os machos são menores. Por fim, não se engane com o nome científico do peixe dourado! Embora seu nome seja Salminus, esta espécie não tem relação nenhuma com o salmão.

Orçamento