O piau (leporinus freiderici) é um peixe de água doce chamado piau-três-pintas, piau verdadeiro, aracu-comum, aracu-cabeça-gorda. Além disso, esta espécie de peixe está distribuída nas Bacias Araguaia-Tocantins e Amazônica.
Este peixe pertence a familia Anostomidae e hábito viver em cardumes, em margens de rios, poços, correntezas, remansos e áreas alagadas.
A palavra Piau é de origem tupi-guarani que significa “peixe pintado”.
Existem 4 espécies de Piau que são as principais do Brasil tanto na pesca comercial quanto na pesca esportiva:
- Piava ou Piapara;
- Piau 3 Pintas;
- Piauçu;
- Ferreirinha ou Piau Flamengo.
O Piau é um peixe de água doce que possui escamas, a sua coloração é prata, com 3 manchas escuras no corpo. As suas nadadeiras são douradas e seus dentes em forma de pinça. Pode alcançar 40 cm de comprimento e 2 kg de peso.
Este peixe realiza migrações para se reproduzir. Em cativeiro, é realizada por indução hormonal, pois os piaus precisam fazer a piracema para que os órgãos reprodutores amadureçam totalmente antes da desova.
O Piau é um peixe omnívoro, com tendência a carnívoro ele se alimenta de insetos, frutos e sementes pequenas.
As fêmeas desta espécie são capazes de desovar em torno de 100.000 a 200.000 ovos. Aliás, outra curiosidade interessante é que de acordo com determinada região ou população da espécie, é possível encontrar peixes de cores diferentes.
Dicas para pesca do peixe piau: A para a pesca desse peixe deve ser utilizar uma vara de bambu ou telescópia A linha que deve ser usada é de 0,30 a 0,40 mm. O anzol utilizado deve ser pequeno. As melhores iscas são milhos, caranguejo, caramujo, minhoca, queijo, macarrão ou base de farinha para preparo de isca. Além disso, pode usar a opção de ceva que é muito indicada para a pesca de espera no barco ou embarcada.